LET'S BIZUZAR!

domingo, 8 de agosto de 2010

Iso-isomeria, rs.

Pois então, vamos finalmente começar isomeria, né? Aproveitar que a prova de química está próxima, para dar uma revisada no assunto. Enfim... Hey ho, let's go (:

Existem três tipos de isomeria; a geométrica, a óptica e a plana.
Bom, pra ser sicera, eu ainda tô meio voando na óptica, então vou logo passar para as outras, e quando entender melhor essa (SE eu chegar a entender, haha), coloco aqui, certinho? :B

Vamos começar com a isomeria Geométrica ou espacial, que é muito muito fácil. Bom, este tipo de isomeria ocorre quando os isômeros apresentam:

Como dá pra perceber pela imagem, isomeria do tipo CIS é quando o carbono faz duas ligações com a mesma substância, uma ao lado da outra; e a TRANS é igualzinha, sendo que transversal. Daí você me pergunta: "Mas é só isso, querida Gabriella?" E eu respondo: "Sim, só isso, meu querido leitor!" haha.

Certo, vamos para a plana, que é um pouco mais demorada, mas também é bastante simples.
--> Cadeia: Isomeria plana de cadeia é quando os isômeros pertencem à mesma função orgânica, sendo que na sua estrutura o número de carbonos na cadeia principal é diferente.

--> Posição: A isomeria plana de posição acontece quando os isômeros pertencem à mesma função orgânica, possuem a mesma cadeia principal, mudando apenas a posição dos radicais ligadas à ela.--> Metameria ou Compensação: É o caso de isomeria no qual os isômeros pertencem à mesma função orgânica, onde um heteorátomo ocupa posições diferentes na cadeia carbônica.

--> Função: Os isômeros apresentam funções químicas diferentes. Simples assim, dã o/


Pois é. Acabou people :D
Daí quando terminar de estudar o resto, a gente coloca aqui, belhê?

Um beijo aí pros otários que estão estudando em pleno final de semana - ou seja, eu. Até o próximo post...
Ah, e feliz dia dos pais aí pros nossos queridos papais, que depois de uma noite cheia de LOOOOOOVE com as nossas mamães, nos conceberam o/

É isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário