LET'S BIZUZAR!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pré-modernismo no Brasil, oe o/

Com a chegada do séc. XX, os escritores e poetas abandonam as idealizações e passam a escrever mais sobre a realidade do Brasil. Primeiros autores da época: AGLEM (Augusto dos Anjos, Graça Aranha, Lima Barreto, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato). É um período de transição, onde novas tendências foram desenvolvidas. O pré-modernismo se inicia em 1902, com o lançamento do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, e conclui-se em 1922, com a realização da Semana da Arte Moderna. A linguagem passa a ser mais acessível a todos os grupos sociais com essa aproximação entre a Literatura e a realidade.
  • Euclides da Cunha (1866-1909)
Então, esse moço lindo e bigodudo é o autor de uma das mais importantes obras da literatura brasileira - Os Sertões - contando a história do conflito de Canudos. Romance que liga-se ao Naturalismo e à visão do homem como produto do meio em que vive, além da visão determinista com fortes contornos regionalistas. O livro é dividido em três partes: "A terra"(características do sertão nordestino, constatando a dificuldade de vida no lugar), "O homem" (retrato do habitante da região, o sertanejo) e "A luta" (revolução de Canudos).
  • Lima Barreto (1881 - 1922)
Juro que essa foi a foto menos medonha que eu consegui dele, rs. Mas enfim, suas obras são marcadas pela sua preocupação em traçar, de forma bastante fiel, a vida cotidiana nos subúrbios do Rio de Janeiro. Sua obra mais conhecida é "Triste fim de Policarpo Quaresma", que narra a história de um patriota ufânico, que acaba sendo preso por defender os seus ideais, e depois é fuzilado como traidor da pátria. Estranho, haha. Que raiva, tô com esse livro pra ler em casa, e agora já sei como termina --'
  • Augusto dos Anjos (1894 - 1914)
Tá começando a melhorar o nível aqui, hein? HAHA. Então, Augusto era um poeta altamente pessimista e enigmático. Marcado pelo seu gosto por imagens fortes e preocupação com a construção formal dos poemas. Simbolista, apenas na forma.
  • Monteiro Lobato (1822-1948)
Medão, rs. Então, ele é bastante conhecido por suas obras infantis e tudo mais, como O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Porém, o que pouca gente sabe é que esses contos, apesar de serem direcionados para as crianças, apresentavam críticas sociais muito boas. As características fundamentais desse autor são o regionalismo e a denúncia da realidade brasileira, apesar de assumir posição antimodernista.

Próximo post será falando sobre as Vanguardas, ok? Ah, é, como a minha parceira de posts me abandonou, cá estou eu, Gabriella, atualizando esta joça sozinha, por isso a demora, rs (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário