LET'S BIZUZAR!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Origem (e não, não é o filme)

Aí vai um pequeno (?) resumo sobre o início de tudo e blablabla. Espero que curtam (:

  • A origem do universo
A teoria mais aceita da origem do universo, como todos já sabem é a do Big Bang. Essa teoria falava sobre a possibilidade de que o universo fosse pequeno ponto concentrado, que explodiu e deu origem à todas essas paradinhas que a gente conhece como tempo, energia, espaço, matéria e blablabla. Nessa época a temperatura era tão elevada, que era impossível existir vida ou qualquer elemento que pudesse dar origem à ela. Depois de alguns milhões de anos, começaram a surgir as primeiras galáxias, que eram, basicamente, uma algomeração de matéria. Também deram origem às estrelas - corpos celestes que passam a vida toda emitindo luz e calor, alok.
O sol, por sua vez, surgiu a partir da compactação de uma nebulosa (nuvem constituida por gás hidrogênio e poeira, rs) existente naquela galáxia denominada Via-láctea. Acabou que os restinhos das nebulosas ficaram lá rodando o Sol, daí eles começaram a se concentrar em vários pontos diferentes, formando assim os planetas.

Hm, aqui vai uma nota do nerd do Breno: "Ahh, o Big Bang não foi uma explosão. Foi uma expansão do universo. Só dizendo D:"
Já tá anotado, Breno querido, HAHA. Valheus (:

  • A Terra primitiva
Depois de milhões de anos muito muito quente, a Terra finalmente começou a resfriar, formando uma fina camada de material rochoso, chamada de Crosta Terrestre. Esse período foi repleto de chuvas torrenciais. A partir daí começam a aparecer áreas alagadas, os futuros oceanos. É aí que surgem os primeiros seres vivos.

  • Origem da vida
Começamos a perceber que o único planeta que estava em condições plenas para a formação de vida era o planeta Terra. Acredita-se que as substâncias precusoras da vida poderiam ter sido formadas espontaneamente na Terra, graças ao clima da época. Porém, existe a possibilidade de que essas substâncias estejam passeando por todo o universo livremente. Ou seja, é possível que exista vida em outros planetas. Aliens exist, HAHA.
Acredita-se que as primeiras formas de vida tenham surgido a partir de substâncias concentradas nos fundos dos lagos. Um dos primeiros passos para o surgimento da vida é o aparecimento dos coacervatos, moléculas orgânicas envoltas por uma bolsa de água que os isolam do meio.
Atualmente os seres vivos estão classificados em duas categorias. A dos autótrofos, que são os capazes de fabricar o seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas; e os heterótrofos, incapazes de produzir seu próprio alimento, tendo de obtê-lo do meio externo. A ideia mais aceita é a de que os primeiros seres vivos eram heterotróficos, simplesmente pelo fato de não serem tão desenvolvidos a ponto de conseguir produzir o próprio alimento e tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário