LET'S BIZUZAR!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um montinho de Geografia Física pra vocês :B

O geral.
Na idade antiga os asssírios e caldeus identificaram planetas e estrelas;fenícios navegaram pelo mediterrâneo; Filolaus é o autor da teoria pirocêncitrica; Ptolomeu, da geocêntrica;e aristóteles afirmou a redondeza da terra. Foi uma grande evolução, ao contrário da idade média, onde pouca coisa foi descoberta, e as explicações dadas eram baseadas na bíblia. A idade moderna veio com bastante conhecimento acumulado, com a introdução da bússola, a teoria heliocêntrica (por Copérnico), as leis da mecânica celeste (Kepler), a luneta (Galileu Galilei), o telescópio(Willian Herschel) e a teoria da gravitação universal (Isaac Newton). No entanto, o caráter científico da geografia só viria a se consolidar no séc XIX, com Alexander von Humboldt e Karl Ritter.
A geografia, por ser uma ciência social, acaba-se tornando mais dinâmica do que as denominadas exatas (matemática, física). O estudo da geogragia é algo bem mais amplo do que se possa imaginar. Enquanto um pensador dizia que era a descrição dos fenômenos, outro afirmava que é a ciência que estuda os fenômenos físicos, e ainda mais um chegava dizendo que era apenas o estudo das diferentes paisagens da Terra. Mero engano. Na verdade além da descrição dos fatos, busca entender o que tem por trás das aparências, precisando ser entendida a situação social, econômica e política da área estudada. Ou seja, estuda as relações Homem-Natureza-Trabalho. É o tripé geográfico, rs.
A geografia é dividida em dois ramos. A sistemática e a regional. A geografia sistemática costuma se subdividir em Humana(ou cultural, econômica ou antropogeografia) e Física. A primeira analisa e interpreta a ação dos fatores humanos, já a segunda estuda a ação dos aspectos físicos.
Ao ser estudada, precisa-se levar em conta os princípios da geografia. Dentre eles estão:
  • principio da extensão:Uso de mapas para delimitar a área de trabalho.
  • principio da analogia (ou geografia geral): comparação entre regiões distintas, buscando as suas diferenças e semelhanças
  • principio da causalidade: buscar causa-efeito dos fenôminos observados.
  • principio de conexão ou interação: os fatores geográficos estão conectados, um depende diretamente do outro.
  • principio da atividade:a paisagem possui caráter dinâmico, ou seja, está em constante transformação.

As correntes do pensamento geográfico-->
  • Determinismo ambiental(escola alemã): Primeiro modelo a caracterizar a geografia. Seus defensores afirmam que as condições naturais, especialmente as climáticas, determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir. Ou seja, o homem é fruto da natureza, não podendo transformá-la.
  • Possibilismo (escola francesa): Também focaliza as relações entre o homem e a natureza, porém nesse caso, o homem é sim capaz de transformar o meio natural em que vive. Ou seja, a natureza é fruto do homem.
O espaço geográfico. É o conjunto resultado da interação entre a ação homana e os fenômenos naturais. Ou seja, depois que a "primeira natureza" é modificada, transforma-se na "segunda natureza", ou espaço geográfico, que está dividido em três categorias:
  • Paisagem:é o espaço que a nossa visão alcança e que nossa percepção distingue.
  • Território:qualquer porção da superfície terrestre habitada or seres humanos, que estabelece fronteiras ou limites.
  • Lugar:é qualquer porção delimitada sobre a superfície terrestre.
As práticas espaciais, ou seja, as ações do homem sobre o espaço-->
  • Seletividade espacial: área julgada de maior ou menor interesse econômico, de acordo com as suas características físicas, econômicas e biológicas
  • Antecipação espacial: é a escolha de uma certa atividade numa certa área, antes que as suas condições favoráveis tenham sido alcançadas. é uma reserva de território.
  • Marginalização espacial: Por razões econômicas, culturais ou políticas, altera-se a importância de um certo lugar, marginalizando-o (ex:nordeste, en relação ao Brasil)
  • Fragmentação(remembramento espacial): É a divisão ou a junção de um espaço (ex:divisão e reunificação da Alemanha).
  • Reprodução da região produtora: Significa viabilizar a reprodução das condições de produção, ou seja, garantir o futuro da empresa, garantindo que sempre haja matéria-prima


A Lua.
É o único satélite natural da Terra. Está situada, em média, a 384 mil quilômetros do planeta Terra. A Lua orbita em torno do seu próprio eixo. Três são os movimentos que ela faz. São eles:
  • Translação: Percurso que a Lua faz, juntamente com a Terra, em torno do Sol. Duração de 365 dias e 6h.
  • Rotação: Percurso que a Lua faz em torno do seu próprio eixo. Duração de 27 dias,7h e 43min.
  • Revolução:Percurso que a Lua faz em torno da terra. Duração de 27 dias,7h e 43min.
Durante o percurso da Lua, acontece às vezes dela se aproximar ou se distanciar mais da Terra. Esses fenômenos também são os que dão origem às fases da lua e aos eclipeses solares e lunares. São eles:
  • Perigeu: Momento em que a Lua se aproxima mais da Terra (356.000km). (PPPerigeu, aPPProxima. Sacou, sacou?)
  • Apogeu: Momento em que a Lua se distancia mais da Terra (406.000km).
As fases da Lua. Cada uma dura aproximadamente 7 dias, e é resultado das diferentes posições que ela se encontra em relação à Terra e ao Sol. São elas:
  • Lua Nova: Fica invisível para a Terra.
  • Lua Quarto Crescente: Tem só a metade iluminada (lembrando bastante a letra C).
  • Lua Cheia (ou plenilúnio): É toda iluminada, dá pra vê-la toda.
  • Lua Quarto Minguante (ou Decrescente): Tem só a metade iluminada (lembrando bastante a letra D).
Eclipses. É a ocultação temporária de um astro pelo outro.
  • Eclipse solar: Ocorre na Lua Nova durante o dia. A sombra da Lua é projetada na Terra. Impossível ver o Sol.
  • Eclipse lunar: Ocorre na Lua Cheia durante a noite. A sombra da terra é projetada na Lua.Impossível ver a Lua.
A Terra.
Possui um formato esférico (geoide), apesar de não ser uma esfera perfeita. As partes mais achatadas correspondem aos pólos Norte e Sul, enquanto a porção mais arredondada corresponde à linha do Equador. A distância média entre a Terra e o Sol é de, aproximadamente, 149 mil km.
São dois os movimentos que a Terra faz:
  • Rotação: É o movimento que a Terra faz girando em torno do seu próprio eixo. Tem duração de aproximadamente 24hrs. É a partir dela que são formados os dias e as noites. Velocidade aproximada desse movimento é de 1.666,333km/h
  • Translação: movimento que a terra executa em torno do Sol. Duração de aproximadamente 365 dias 5h 48min 48s. Essa trajetória é chamada de órbita. Velocidade média de 106.800km/h.
Durante o seu percurso, a Terra pode se aproximar ou se distanciar do sol. Esses dois fenômenos são chamados de:
  • Afélio: é o afastamento da Terra com Sol (151.000.000km). (AAAfélio, AAAfastamento)
  • Periélio: é a aproximação da Terra com Sol (147.000.000km). (PPPeriélio, PPPerto)
As estações do ano. As estações do ano que o Sol percorre o Equador são chamadas de Equinócios, quando a duração dos dias e das noites são iguais, marcando o início do outono e da primavera. Três meses depois, quando o sol percorre os trópicos, ocorrem os solstícios, dias que são registradas as maiores diferenças entre a duração dos dias e das noites, marcando o início do inverno e do verão.
-21/12-> solstício de verão no hemisfério Sul,e de inverno no Norte
-21/06-> solstício de inverno no hemisfério Sul,e de verão no Norte
-21/03-> equinócio de outono no hemisfério Sul,e de primavera no Norte
-23/09-> equinócio de primavera no hemosfério Sul,e de outono no Norte

Coordenadas geográficas.é a localização exata de um ponto onde se cruzam um paralelo e um meridiano.
  • Latitude:é a distância, medida em graus, entre um ponto qualquer da Terra e o Equador. Varia de 0º (equador) a 90º (nos pólos), e vai de Norte a Sul.
  • Longitude:é a distância, em graus, medida entre um ponto qualquer da Terra e o meridiano de Greenwich. Vai de Leste a Oeste, variando de 0º(meridiano de greenwich) a 180º de greenwich. é indicada sempre através dos meridianos.
As direções fundamentais, os chamados pontos cardeais, são quatro (Norte-Sul-Oeste-Leste). Porém, ainda existem os pontos intermediários, os chamados colaterais (Nordeste-NE, Sudeste-SE, Sudoeste-SO e Noroeste-NO), e ainda os que ficam entre os colaterais, que são os subcolaterais. É uma porrada de pontos, então nem vão ser citados aqui, rs. Enfim, basta saber que são 16 direções no total, rs.
Na localização das coordenadas, existem alguns nomes para específicá-las. São eles:
  • Antecos: Indivíduos que vivem no mesmo ponto, com a mesma latitude, sendo que um à norte e outro à sul.
  • Periecos: Individous que vivem no mesmo ponto, com a mesma latitude, sendo que um à leste e outro à oeste.
  • Antípodas: Indíviduos que vivem em lugares completamente diferentes. HAHA
Fusos horários. Em cada lugar do mundo, a hora se passa de maneira diferente. Os países situados ao leste, veem o sol nascer mais cedo, enquando os do oeste, mais tarde. A cada 15º percorrido a leste, aumenta-se 1h, e a oeste, diminui-se 1h. O território brasileiro, por exemplo, é atravessado por quatro faixas de fuso horário (Acre, Brasília, Manaus e Fernando de Noronha). Para se descobrir a diferença horária, basta fazer um cálculo. Para locais do mesmo hemisfério, subtraem-se as longitudes, e divide por 15. No caso de hemisférios diferentes, basta somar as longitudes, dividir por 15.

Escala é a relação entre a dimensão real de um lugar e a sua representação no mapa. Pode ser numérica, sob forma de fração ou proporção, ou gráfica, através de uma linha reta segmentada.
Projeções cartográficas. É a representação do plano terrestre em forma de carta. Existem vários tipos de projeções. Entre elas:
  • Cilíndrica ou mercator: paralelos e meridianos retos, serve para representar regiões de baixas latitudes
  • Cônica: paralelos e meridianos curvos, usada para representar regiões de médias latitudes.
  • Polar ou azimutal: visão de cima do globo, destacando-se um dos pólos.
  • Ortográfica: meridianos curvos e paralelos retos, usados nos mapas-múndi.
  • Estereográfica: meridianos e paralelos curvos, usados nos mapas-múndi.

Enfim, espero que vocês tenham curtido.. É um resumo meio antigo que eu fiz, e não tinha sido com o intuito de torná-lo público, rs. Mas deu pra pegar algumas coisas, né? (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário